fbpx
Sem categoria

Movida entra no Cade contra fusão da Localiza e Unidas

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) atendeu nesta segunda-feira aos pedidos de quatro concorrentes para participarem como terceiros interessados no processo que vai analisar a fusão entre Localiza e Unidas as duas maiores locadoras de veículos do país.
Pediram ao órgão antitruste brasileiro autorização para participar do processo a terceira maior do setor, Movida, pertencente ao do grupo JSL, e três outras locadoras especializadas em gestão de frota: a Fleetzil (Fleet Solutions), do grupo Volkswagen; a Ouro Verde, pertencente desde 2019 à Brookfield; e a Ald Automotive, do grupo francês Société Générale. As quatro solicitações foram protocoladas no dia 5 de março.
O Cade costuma acatar os pedidos de participação de concorrentes diretos das empresas envolvidas em fusões e aquisições, segundo o advogado Eduardo Gaban, sócio do escritório Nishioka & Gaban e especialista em direito concorrencial.

Com o deferimento das solicitações, as empresas poderão se manifestar no processo contra a operação que cria uma gigante do setor que terá até 65% de concentração de mercado, a depender do segmento.
As concorrentes de Localiza e Unidas poderão, ainda, impugnar a fusão caso ela seja aprovada pela Superintendência-Geral do Cade, de acordo com Gaban. A tendência da autarquia, segundo o advogado, não tem sido vetar plenamente operações no segmento.

Em seus pedidos, Movida, Fleetzil, Outro Verde e Ald já expressaram ser contrárias à aprovação sem restrições da união entre Localiza e Unidas. No caso da Movida, a empresa anexou ao seu pedido um parecer encomendado pela companhia ao ex-superintendente adjunto do Cade Kenys Menezes Machado que argumenta pela reprovação do negócio.

A Movida quer que a operação seja barrada sob argumento de que a fusão das líderes de mercado, a maior da história do segmento, traria aumento de preços de locações e até de carros novos ao consumidor, além de causar problemas concorrenciais no setor.

Write A Comment

× Olá